Estudo narrativo de "No country for old men", de Cormac McCarthy
No country for ond men, traduzido como Onde os velhos não tem vez, foi publicado pelo escritor americano Cormac McCarthy em 2005. Dois anos depois, a obra ficou conhecida do grande público após sua adaptação cinematográfica, que manteve o título da obra literária em inglês mas, no Brasil, chegou como Onde os fracos não tem vez.
Cormac McCarthy nasceu nos Estados Unidos em 1933 e publica romances desde 1965. Tornou-se um escritor premiado por histórias pessimistas e seu estilo de vocabulário enxuto e pontuação escassa.
Este estudo literária está em andamento, ainda não o terminei. No momento, apresento apenas a premissa, mesmo assim, vale o aviso: estão expostos no estudo narrativo que se segue, todos os detalhes e o final da história.
Premissa
Reviravolta. Llewelyn Moss pega uma mala de dinheiro.
Desenvolvimento:
- Traficante contrata assassino.
- Moss escapa do assassino.
- Assassino mata Moss.
Resolução. Assassino escapa com dinheiro.
Enredo
No country for old men tem um enredo de perseguição do tipo caça ao tesouro.
- Llwelyn Moss e Anton Chigurh ambos perseguem, querem ficar com a mala de dinheiro, que é o tesouro.
- Llwelyn encontra o tesouro primeiro, mas, para ficar com o tesouro, precisa despistar ou matar Anton Chigurh.
- Anton Chigurh tem menos opções: ele precisa matar Llwelyn e pegar o dinheiro, não pode deixar Llwelyn vivo.
O xerife Bell, a esposa de Moss, os traficantes, o outro assassino, são todos coadjuvantes. A ação se concentra na perseguição de Moss (protagonista) por Anton Chigurh (antagonista).
Ferramentas para uma oficina
Este estudo narrativo está em elaboração com as ferrramentas de composição literárias que você pode conhecer melhor em outra postagem e na oficina de escrita criativa.