blog do camilo

Estudo narrativo do filme "Terminator: O Exterminador do Futuro"

Fiz um estudo narrativo do filme mostrando a articulação dos elementos narrativos para contar uma história.

Isso é importante porque:

  1. Os elementos narrativos são os personagens, o enredo e as cenas.
  2. O estudo narrativo de uma obra revela como essa obra mobiliza personagens, enredo e cenas para contar uma história.
  3. Os elementos narrativos são aquilo de que dispomos para comunicar ideias e sentimentos por meio das histórias que contamos.

O filme O Exterminador do Futuro, intitulado em inglês Terminator, foi lançado em 1984 e teve roteiro e direção de James Cameron, um motorista de caminhão que na época tentava a sorte em Hollywood e que depois se tornou um dos roteiristas e diretores mais bem sucedidos daquela competitiva indústria.

No estudo narrativo, eu me atenho exclusivamente ao filme.

Para aproveitar ao máximo esta postagem, você pode se matricular na oficina de escrita criativa e consultar "Ferramentas de Composição Narrativa".

Aconselho ver o filme antes da leitura do estudo narrativo. Depois:

  1. Leia o estudo narrativo enquanto novamente assiste o filme, dessa vez com pausas durante a exibição. Proceda vagarosamente, com atenção às cenas.
  2. O estudo narrativo é um estudo, eu interpretei as cenas de uma maneira e você pode interpretá-las de outra.
  3. Não perca tempo discutindo se uma cena do meu estudo poderia ser duas ou se três cenas poderiam ser uma só.
  4. Prefica se dedicar a perceber como o filme mobiliza os elementos narrativos para contar uma história.
O estudo narrativo se divide em três partes. Primeiro, a premissa, com o essencial. Depois, os personagens principais. Na sequência, o enredo. Finalmente, as cenas.

Premissa

Reviravolta. Ciborgue vem do futuro para matar Sarah Connor

Desenvolvimento:

  1. Ciborgue mata homônimos de Sarah Connor
  2. Sarah Connor escapa do ciborgue diversas vezes enquanto aprende sobre o futuro, sempre com a ajuda de Kyle Reese, enviado do futuro para auxiliá-la)
  3. Sarah Connor destrói o ciborgue

Resolução. Sara Connor se prepara para o futuro

Personagens principais

O filme Terminator: O Exterminador do Futuro tem três personagens principais:

Os demais personagens são coadjuvantes sem grande importânica, por isso não farei as fichas deles.

Sarah Connor é a protagonista:

O Exterminador é o antagonista:

Kyle Reese é o coadjuvante da protagonista, ou seja, um personagem secundário que auxilia a protagonista a enfrentar o antagonista:

Enredo

O filme tem um enredo de perseguição do tipo caçada humana.

Em geral, esses enredos agrupam as cenas da narrativa em três atos:

Além disso, outros requisitos precisam ser cumpridos:

No filme:

O andamento do filme transmite uma sensação constante de confinamento. Sarah encontra-se seguidamente em ambientes fechados dos quais ela precisa escapar com vida do Exterminador:

Inserindo as cenas em ambientes fechados, os personagens percorrem grandes distâncias, e mesmo assim a sensação de confinamento predomina.

O papel de Kyle Reese. Kyle pode entrar para o panteão dos coadjuvantes mais bem concebidos. O papel de Kyle é tornar verossímel a sobrevivência de Sarah Connor. Sarah é uma jovem que evidentemente não tem a menor chance de escapar do Exterminador.

Um dos pontos mais fortes de "Terminator: O Exterminador do Futuro" é a total funcionalidade dos três personagens principais. Nada neles é desperdiçado. Tudo se aproveita.

Um dos pontos fracos do personagem, contudo, está justamente em suas grandes habilidades. Reese luta bem, dirige bem, explica bem e se mostra agradável à Sarah.

Cenas

Antes de explorar as cenas, indico a seguir como elas podem ser agrupadas na sequência de atos de um enredo de perseguição do tipo caçada humana:

A leitura a seguir é maçante, mas pode valer a pena. No final, analiso o agrupamento das cenas nos três atos. Coloque o filme para rodar e acompanhe o texto.

Prólogo Primeiros minutos

Los Angeles, 2029 d.C.

The machines rose from the ashes of the nuclear fire. Their war to exterminate mankind had raged for decades, but the final battle would not be fought in the future. It would be fought here, in our present. Tonight.

Los Angeles, 1984

Cena 1 Primeiros minutos

Cena 2 10m52

Cena 3 11m00

Cena 4 12m00

OBS: As cenas 3 e 4 são sobrepostas por meio de cortes.

Cena 5 14m00

Cena 6 14m30

Cena 7 15m00

Cena 8 16m00

Cena 9 19m00

Cena 10 20m00

OBS: As cenas 9 e 10 são sobrepostas por meio de cortes.

Cena 11 28m00

Cena 12 32m00

Cena 13 36m00

Cena 14 48m00

Cena 15 50m

Cena 16 51m

OBS: As cenas 15 e 16 são sobrepostas por meio de cortes.

Cena 17 1h00

Cena 18 1h11

Cena 19 1h11

Cena 20 1h15

Cena 21 1h19

Cena 22 1h35

Cena 23 1h36

Análise das cenas

As cenas transitam entre os atos com suavidade. É plenamente possível perceber quando um ato termina e começa outro, mas a transição não é abrupta, é uma transição suave por meio de cenas que comportam elementos do ato que se encerra e do ato que começa.

Cenas que levam à reviravolta (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11)

As cenas apresentam os personagens e os caracterizam minimamente: dois sujeitos aparecem do nada, um deles claramente inumano, e ambos buscam Sarah Connor.

As regras da caçada são parcialmente fixadas: o Exterminador rouba armas e mata a primeira Sarah Connor da lista telefônica. Isso esclarece o que pretende fazer com a protagonista.

A protagonista é apresentada como uma garota prosaica, sem nenhuma habilidade chamativa.

O coadjuvante da protagonista aparece, mas pouco se revela acerca dele.

Outro coadjuvante, o investigador Ed, é quase irrelevante, é um policial comum, provavelmente incapaz de lidar com o Exterminador.

Os outros coadjuvantes, Ginger e Matt, nem precisariam existir.

As cenas 9, 10 e 11 provocam uma reviravolta na vida de Sarah Connor: se ela ainda duvidava, agora tem certeza que alguém deseja matá-la. O Exterminador descobre a casa dela, ela não tem mais para onde voltar, Ginger e Matt são assassinados.

Cenas de desenvolvimento (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20)

Nessas cenas (12 a 13), o universo de "O Exterminador do Futuro", com suas motivações, é apresentado ao espectador: guerra dos robôs, viagem no tempo, salvador da humanidade.

Essas cenas também deixam claras as regras da caçada humana:

As cenas 12 e 13 mostram a primeira grande perseguição do filme, e seu desfecho com a condução de Reese e Sarah à delegacia.

As cenas 14, 15 e 16 mostram outra perseguição, dessa vez na delegacia.

As cenas 17, 18, 19 e 20 deixam o Exterminador em segundo plano e abrem espaço para que os dois personagens, a protagonista e seu coadjuvante, se desenvolvam. Terminam com o envolvimento amoroso dos dois.

Mas há o cuidado de lembrar a caçada em andamento. As cenas 18 e 19 mostram como o Exterminador retoma a pista de Sarah: ele mata a mãe dela, imita a voz da mãe dela, conversa com Sarah pelo telefone, e descobre o endereço do hotel em que ela e Reese estão.

A Cena 20 aprofunda o envolvimento da protagonista com o coadjuvante. Há mais narrativas sobre o futuro. Os dois dormem juntos, concebendo John Connor, portanto construindo juntos o futuro.

Cenas que levam à resolução (21, 22 e 23)

A Cena 21 é longa, tem a retomada da caçada: o Exterminador encontra os dois, eles são perseguidos, explodem o Exterminador, Reese morre, o Exterminador continua a caçada mesmo aos cacarecos, então Sarah o destrói esmagado.

A morte de Reese é importante porque libera o espaço para que Sarah destrua o Exterminador, protagonizando o desfecho da história.

A cena 22 é muito rápida e sintética. A presença da polícia é assinalada pelas sirenes, Sarah é transportada de ambulância.

A cena 23 mostra uma nova Sarah Connor. Segura de si, grávida de John Connor, viajando sozinha de jipe, portando um revólver, gravando uma fita cassete para preparar John Connor para a guerra dos robôs. Uma enorme mudança em comparação com a Sarah do início do filme.

Bônus para quem chegou até aqui

Você percebeu que eu tenho uma maneira "operacional" de compreender a narrativa.

Para uma visão geral das ferramentas utilizadas, consulte "Ferramentas de Composição Narrativa", inscreva-se na "Oficina Gratuita de Escrita Criativa (vagas limitadas!!!)" ou me mande um e-mail.