Mudança extrema no mercado de cervejas norte-americano
O que aconteceu
A cerveja de origem mexicana Modelo desbancou a Bud Light.
A cerveja Modelo (Grupo Modelo) está tomando o lugar da Bud Light (AB Inbev) como a mais vendida nos Estados Unidos.
A cerveja Modelo é produzida no Méxido pelo Grupo Modelo.
Bill Baer, procurador antitruste do governo Obama, havia notado que a AB Inbev (65% do mercado americano) subia os preços constantemente, enquanto o Grupo Modelo mantinha o preço.
Em 2013, Baer impediu que a AB Inbev comprasse os direitos de distribuição da Modelo para os Estados Unidos.
Os direitos de distribuição da Modelo foram comprados pela Constellation.
A Constellation, ao contrário da AB Inbev, tinha interesse em crescer no mercado.
Daí em diante foi uma batalha de marketing (preço, estratégias de venda, mudanças demográficas, sorte), e a AB Inbev tem sido até agora derrotada.
Por que é importante
Mostra como a regulação forma o mercado.
Uma regulação que criou um mercado competitivo permitiu que a Bud Light perdesse o trono de mais vendida para uma novata ascendente, a Modelo.
Que aprendizados podemos tirar
Um mercado não é formado por aplicações tecnológicas (marketing, por exemplo), mas por regulações (que são aplicações de teorias sociais).
Uma aplicação tecnológica não torna uma empresa competitiva.
Uma regulação receptiva a uma aplicação tecnológica é o que torna uma empresa competitiva.
Grandes empresas gastam milhões fazendo lobby em Washington (ou Brasília), enquanto as pequenas empresas não gastam um centavo com lobby porque os pequenos afirmam que "político tudo não presta" e "político é tudo igual." Nos últimos cinco anos, em média a AB Inbev investiu 5 milhões de dólares anuais fazendo lobby em Washington.
A regulação, talvez não por acaso, favorece os incumbentes e desfavorece os novos entrantes.